Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Arquitetura e Construção

ÁREAS DE LAZER

  • Piscinas estão mais acessíveis, mas a atenção com o tamanho, localização e tipo de material é importante para os moradores e convidados desfrutarem ao máximo desse prazer.

    .

     


     

    As arquitetas (e irmãs) Gabriela e Camila Schiavetto: “Está cada vez mais acessível ter uma piscina em casa, existem muitas opções, que vão desde os modelos prontos, como as de fibra de vidro, até os diversos tipos de acabamento.â€ÂÂÂ
    As arquitetas (e irmãs) Gabriela e Camila Schiavetto: “Está cada vez mais acessível ter uma piscina em casa, existem muitas opções, que vão desde os modelos prontos, como as de fibra de vidro, até os diversos tipos de acabamento.”

     

    Ter uma área de lazer em casa é uma boa alternativa a atrativos externos, propiciando ao morador desfrutar mais ainda das horas (ou dias) de descanso.

    A criatividade na elaboração de uma área de lazer residencial é infinita, em relação a projetos e talento de arquitetos e designers. Em muitos casos, as piscinas são praticamente sinônimos desses espaços de descanso e diversão. E elas estão cada vez mais acessíveis e com variadas opções de modelos e tamanhos.
    Segundo as arquitetas (e irmãs) Gabriela e Camila Schiavetto, muitas pessoas procuram o escritório delas interessadas em piscinas, mesmo nas construções prontas. “Muitas vezes, as pessoas nos chamam só para fazer a área de lazer”, diz Gabriela, mencionando as piscinas como as preferências dos clientes.

    “Está cada vez mais acessível ter uma piscina em casa, existem muitas opções, que vão desde os modelos prontos, como as de fibra de vidro, até os diversos tipos de acabamento”, acrescenta Camila.
    As arquitetas, no entanto, advertem que, antes de começar a construir uma piscina em casa, a pessoa deve considerar não apenas o custo da obra, mas também a manutenção. Nesse quesito, os gastos são com limpeza e tratamento da água, que pode ser pelo convencional cloro ou com o ozônio, que é um gás poderoso para eliminar bactérias e outros microorganismos sem irritar a pele dos banhistas. O sistema para tratamento com ozônio pode ser instalado até mesmo em piscinas já construídas.

    .

    Num projeto adequado, feito por profissional capacitado, a construção de uma piscina leva em conta a localização, tamanho, impermeabilização, aquecimento, a manutenção e outros recursos que podem fazer da área de lazer um espaço mais agradável ainda.
    “Além disso, outro recurso interessante é projetar a piscina em diferentes níveis para diversificar seu uso, não sendo apenas um espaço para natação: prainhas e espaço para ofurô com hidromassagem, etc”, acrescenta Gabriela Schiavetto.

    Ao pensar em ter uma piscina em casa, o proprietário pode incluir um deck e um jardim no projeto, se houver espaço no terreno. “Gosto de planejar o espaço ao redor da piscina com decks, jardins e áreas de sombreamento, como pergolados, por exemplo”, conta a arquiteta.
    O deck é uma área elevada feita para dar mais graça à piscina e amenizar a temperatura do piso logo abaixo. É construído com madeira resistente à água, mas também existe a opção de porcelanato atérmico que imita madeira e não absorve o calor intenso do sol. O deck serve também como um espaço de convivência dos banhistas, composto de mobiliário próprio para piscinas, como cadeiras de sol e espreguiçadeiras.

    .

     

    Próximo ao deck e à piscina, o proprietário pode construir também um jardim com plantas que não soltem folhas. Por isso, deve-se evitar, por exemplo, as plantas frutíferas. As mais indicadas são as palmeiras e as agaves.
    Estas duas espécies não sujam tanto a área da piscina e, portanto, dão menos trabalho na manutenção.

    Enio Modesto

    .

     


     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.